Tendências, dicas, idéias e inspirações para casamento da AboutLove

O que colocar no seu site de casamento

Pra começar, uma perguntinha rápida: o que você não gostaria de responder ou explicar no dia do seu casamento? Pronto. Isso já deve estar no seu site. Além da seção de presentes virtuais, a página deve servir como um espaço de conveniência para os convidados que, por acaso, queiram se certificar de algumas informações.

grey O que colocar no seu site de casamento

Foto: via Style me Pretty

Mas antes de você preencher cada espaço com um texto super elaborado, implorar por um depoimento de cada casal de padrinho, contratar um web designer renomado, pense nos seguintes pontos:

  •  A página é dos noivos e a maioria das visitas também

Os convidados irão visitar seu site de casamento, principalmente, quando você anunciá-lo nas redes sociais (pela primeira vez) e quando alguém for buscar a lista de presentes ou o endereço do buffet (porque não sabe mais onde colocou o convite, por exemplo). Por isso, descomplique! Faça uma página bacana e útil, mas não queira que ela seja um case de sucesso no mundo do design ou no universo dos sites de casamentos.

grey O que colocar no seu site de casamento

Foto: via Style me Pretty

  • Informe, não dê instruções a ser seguidas

Informar é diferente de instruir. Ninguém gosta de ser receber uma “ordem” em uma ocasião como essa, por mais educada que você seja. Deixe seus convidados à vontade, apenas informe como será o casamento para que eles ajam conforme queiram. Por exemplo: diga que a celebração vai ser em um local aberto, sem ar-condicionado, durante o dia e, por isso, o traje pode ser mais casual. Ou, ao invés de dar instruções para que os convidados sejam pontuais, informe que a cerimônia vai começar sem atrasos.

  • Todos devem saber o que esperar

Coloque no site de casamento um panorama geral do que vai ser a festa. Na praia, os convidados pisarão na areia ou a celebração será em um salão a beira mar? Como vai ser a logística da igreja para o buffet? E do estacionamento? Se os convidados precisarem estacionar na rua, todos podem ficar despreocupados por que haverá segurança particular? Coloque na página qualquer detalhe que possa facilitar a vida do seu convidado.

grey O que colocar no seu site de casamento

Foto: via Style me Pretty

  •  A história do casal é importante

Alguns convidados do casamento podem conhecer profundamente apenas um dos noivos. Os amigos dele talvez queiram conhecer um pouco mais daquela que vai entrar para turma e vice-versa. Vale a pena investir um tempinho em um texto contanto como tudo começou, como foi o namoro e o pedido de casamento. Os noivos também podem aproveitar esse espaço para descrever um ao outro (já que escrever sobre nós mesmos é meio torturador, né?!)

grey O que colocar no seu site de casamento

Foto: via Style me Pretty

  • Os presentes virtuais

A maioria dos casais opta por um site pela praticidade de receber os presentes em dinheiro. É realmente uma “mão na roda”! Agora,  a lista não precisa ser enorme, pode ser mais concisa com várias opções de valores. Algumas empresas que oferecem o serviço de site personalizado também disponibilizam alguns presentes virtuais que são uma verdadeira diversão, tipo: uma semana de bolo de cenoura com cobertura de chocolate para acalmar a noiva durante os preparativos, um controle remoto a mais pra não haver briga, etc. Essa é uma forma de colocar valores mais simbólicos na lista e ainda deixar esse momento da escolha do presente super descontraído.

 

 

Convite: qual texto colocar? Quem convida?

É certo que a etapa de fazer o convite pode desencadear uma série de dúvidas e muitas divergências familiares. Uma das questões mais polêmicas é o texto falando sobre “quem convida” para o casamento. São os pais ou os noivos que estão convidando? Bem, atualmente, com os casamentos e as famílias modernas, são várias as possibilidades. Todas corretas de acordo com os especialistas em etiqueta. Porém, vamos mais além aqui: quem disse que precisa ter o texto padrão de alguém convidando, né?! Hoje, cada um pode criar um jeito original de dizer: “venha comemorar nossa união com a gente”. Dá só uma olhada nesses modelos de convite bem despojados!

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Convite lousa floral na nossa loja online!

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Convite “Água doce” na loja online!

Gostamos da ideia de “imprimir” a história, o estilo e a vontade do casal nos convites da AboutLove ao invés de ver apenas certos protocolos e regras de etiqueta sendo seguidos às cegas. Os tempos mudaram, o contexto financeiro e social dos noivos também. As convenções tradicionais não ditam mais as regras da lista de convidados, composta basicamente por parentes e amigos de círculos próximos ao casal. Com certeza, essas pessoas queridas vão adorar receber um convite que represente, de fato, a personalidade dos noivos, independentemente de estar de acordo com o que é tido como certo ou errado. O bonito mesmo é encontrar uma maneira de convidar que combine com você e seu casamento. E ah, uma franca conversa com as famílias (principalmente aquelas que ainda são muito ligadas à tradição) pode evitar dores de cabeça e mal entendidos em relação ao convites.

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

“Convite Margarida” para noivas românticas e delicadas. Compre aqui!

Se você optar pelo texto mais padrão, aqui vão algumas dicas:

  • Pais convidam

Antigamente, quem fazia e pagava a festa era a família dos noivos. Por isso, a tradição de ter os nomes dos pais e das mães convidando para a união dos filhos. Isso ainda é mantido em alguns convites atuais, principalmente nos casamentos mais clássicos. Mas, hoje, diferentemente do que acontecia no passado, o casal deve optar por esse modelo de texto por uma questão de gosto pessoal e não por conta de responsabilidades financeiras em relação à festa. O convite não deve expressar quem está bancando o evento. Esse não é o propósito, né?! Nesse caso, o texto padrão segue basicamente a estrutura desse convite:

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Convide com elegância. Adquira esse modelo na nossa loja online!

  • Noivos Convidam
grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Convite floral. Adquira esse modelo na nossa loja online!

Os noivos atualmente são casais independentes, modernos e querem ser o protagonistas na hora de convidar os amigos e parentes. O nome dos pais podem ser excluídos (certifique-se que isso não é tão importante para eles), estar implícitos ou aparecer depois de expressões como “Juntamente com seus pais”, “e seus pais”, “com as bençãos dos seus pais”. Veja alguns exemplos:

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Vai casar de dia? Confira os detalhes desse convite na nossa loja.

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Convite floral. Adquira esse modelo na nossa

É válido ressaltar que incluir o nome dos pais é uma das formas de demonstrar amor e carinho por eles nesse momento especial.

  • Outros casos

Há casos em que os noivos possuem “pai ou mãe de coração” (padrasto, madrasta, tio, avó) e querem que o nome dele ou dela apareça também no convite, além dos nomes dos pais biológicos. Uma forma usual é colocá-lo logo abaixo dos outros citados. No caso da madrasta da noiva, por exemplo, o texto padrão poderia ficar assim: Nome dos pais da noiva  & Nome dos pais da noivo Nome da madrasta da noiva (por exemplo) …convidam para a cerimônia de casamento de seus filhos Nome da Noiva & Nome do Noivo Outra opção é usar o “juntamente com” para homenagear essa terceira pessoa. Quando um dos familiares é falecido, pode-se colocar ao lado do nome a expressão in memoriam (do latim “em lembrança de”). Em convites mais despojados, também são usados termos como “sempre presente”, “em nossos corações”, “em memória” ou simplesmente um desenho de coração (♥), sempre ao lado do nome de quem já partiu.

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Flor de Lis para combinar com a delicadeza do seu casamento. Compre aqui!

Independentemente de qualquer coisa, sempre tenha em mente: o texto do convite precisa vir do coração. Coloque os nomes e as expressões que fazem sentido pro seu contexto e seja muito mais feliz e coerente!

Como ter um chá bar incrível

Nos últimos anos, aquele evento antes do casamento, destinado só para as mulheres, perdeu força entre as noivas. É cada vez mais comum a realização do chá bar, que reúne em uma só festa, os amigos do noivo e da noiva. Com essa mistura, todos os convidados interagem e a diversão é dobrada!

grey Como ter um chá bar incrível

Foto: via Uncommon Designs

  • Qual o objetivo do chá bar?

Esse deve ser um momento agradável e super informal entre o casal e os convidados do casamento. Inclusive, é uma ótima chance para você conviver um pouco mais com aqueles amigos de infância do seu futuro marido. É também uma oportunidade para o casal receber alguns itens singelos para decoração da casa ou utensílios importantes de cozinha. A lista pode ser deixada em alguma loja especializada para conveniência dos convidados.

Nem todos poderão comparecer (aqueles que moram distante, especialmente), mas é um evento de confraternização que faz parte dessa temporada especial do casamento.

  • Por onde começar?

O chá bar pode contar com a organização dos padrinhos, das madrinhas, família do noivo e da noiva. Na prática, o casal também costuma colocar a mão na massa nos preparativos, mas a programação do evento em si, deve ficar a cargo dos amigos mais chegados. O fator surpresa é sempre muito divertido, tanto para o casal quanto para os outros convidados presentes.

  • Qual será o tema?

Depois de definido os responsáveis pelo chá bar, é hora de pensar qual o tema da festa. Detalhe: não necessariamente precisa ser uma reunião temática. Você pode optar, por exemplo, por uma tarde de queijos e vinhos entre amigos. Como a maioria das festas modernas relacionadas a casamento, a ordem é seguir sua intuição, sem se prender a regras.

O tema apenas facilita a organização (tudo vai seguir a mesma linha de inspiração) e acrescenta um charme especial ao chá bar. E ah, ele precisa estar em sintonia com a personalidade do casal, né?! Os mais comuns são: boteco, cinema, viagem, mexicano, vintage, junino.

grey Como ter um chá bar incrível

Foto: via Catch my Party

  • Como decorar?

A decoração vai depender do tema ou do clima que o casal quer dar a festa. Lembre-se que os itens de papelaria fazem toda diferença em qualquer evento.
Uma festa mais elaborada, pede uma decoração com elementos mais alinhados, que dê um ar clássico e elegante ao chá bar. Se a proposta for algo super irreverente, vale se aventurar nos projetos DYI e investir em itens como lousas de giz, aventais, carinhas divertidas etc.

grey Como ter um chá bar incrível

Foto: via Pinterest

  • O que servir?

Em eventos desse tipo, comidinhas, petiscos e pequenos lanches são os mais comuns (além de práticos!). Dá pra brincar com o tema do chá bar e criar pratos gostosos e bonitos para incrementar a decoração.

Não há necessidade de contratar serviço de garçons para uma reunião dessas. Coloque bebidas e comidas em mesas específicas e deixe os convidados se servirem à vontade.

  • Quais as brincadeiras?

Tem gente que não gosta muito dessa parte, mas elas podem ser consideradas o ponto alto da festa. As brincadeiras não precisam deixar os noivos totalmente desconcertados ou exigirem prendas muito esquisitas, mas vale fazer aquelas que incentivem boas gargalhadas e a interação saudável de todos.
Dicas: competição de karaokê, de perguntas e respostas sobre o casal, de imagem e ação,  jogo do improviso, etc.

No fim da festa, é muito simpático dar uma lembrancinha do chá bar para os convidados (uma por casal). Ah, e não esqueça de programar esse evento para pelo menos um mês antes do casamento e tirar muitas fotos descontraídas!