Tendências, dicas, idéias e inspirações para casamento da AboutLove

Como ter um chá bar incrível

Nos últimos anos, aquele evento antes do casamento, destinado só para as mulheres, perdeu força entre as noivas. É cada vez mais comum a realização do chá bar, que reúne em uma só festa, os amigos do noivo e da noiva. Com essa mistura, todos os convidados interagem e a diversão é dobrada!

grey Como ter um chá bar incrível

Foto: via Uncommon Designs

  • Qual o objetivo do chá bar?

Esse deve ser um momento agradável e super informal entre o casal e os convidados do casamento. Inclusive, é uma ótima chance para você conviver um pouco mais com aqueles amigos de infância do seu futuro marido. É também uma oportunidade para o casal receber alguns itens singelos para decoração da casa ou utensílios importantes de cozinha. A lista pode ser deixada em alguma loja especializada para conveniência dos convidados.

Nem todos poderão comparecer (aqueles que moram distante, especialmente), mas é um evento de confraternização que faz parte dessa temporada especial do casamento.

  • Por onde começar?

O chá bar pode contar com a organização dos padrinhos, das madrinhas, família do noivo e da noiva. Na prática, o casal também costuma colocar a mão na massa nos preparativos, mas a programação do evento em si, deve ficar a cargo dos amigos mais chegados. O fator surpresa é sempre muito divertido, tanto para o casal quanto para os outros convidados presentes.

  • Qual será o tema?

Depois de definido os responsáveis pelo chá bar, é hora de pensar qual o tema da festa. Detalhe: não necessariamente precisa ser uma reunião temática. Você pode optar, por exemplo, por uma tarde de queijos e vinhos entre amigos. Como a maioria das festas modernas relacionadas a casamento, a ordem é seguir sua intuição, sem se prender a regras.

O tema apenas facilita a organização (tudo vai seguir a mesma linha de inspiração) e acrescenta um charme especial ao chá bar. E ah, ele precisa estar em sintonia com a personalidade do casal, né?! Os mais comuns são: boteco, cinema, viagem, mexicano, vintage, junino.

grey Como ter um chá bar incrível

Foto: via Catch my Party

  • Como decorar?

A decoração vai depender do tema ou do clima que o casal quer dar a festa. Lembre-se que os itens de papelaria fazem toda diferença em qualquer evento.
Uma festa mais elaborada, pede uma decoração com elementos mais alinhados, que dê um ar clássico e elegante ao chá bar. Se a proposta for algo super irreverente, vale se aventurar nos projetos DYI e investir em itens como lousas de giz, aventais, carinhas divertidas etc.

grey Como ter um chá bar incrível

Foto: via Pinterest

  • O que servir?

Em eventos desse tipo, comidinhas, petiscos e pequenos lanches são os mais comuns (além de práticos!). Dá pra brincar com o tema do chá bar e criar pratos gostosos e bonitos para incrementar a decoração.

Não há necessidade de contratar serviço de garçons para uma reunião dessas. Coloque bebidas e comidas em mesas específicas e deixe os convidados se servirem à vontade.

  • Quais as brincadeiras?

Tem gente que não gosta muito dessa parte, mas elas podem ser consideradas o ponto alto da festa. As brincadeiras não precisam deixar os noivos totalmente desconcertados ou exigirem prendas muito esquisitas, mas vale fazer aquelas que incentivem boas gargalhadas e a interação saudável de todos.
Dicas: competição de karaokê, de perguntas e respostas sobre o casal, de imagem e ação,  jogo do improviso, etc.

No fim da festa, é muito simpático dar uma lembrancinha do chá bar para os convidados (uma por casal). Ah, e não esqueça de programar esse evento para pelo menos um mês antes do casamento e tirar muitas fotos descontraídas!

 

Como homenagear aqueles que já partiram

As homenagens às pessoas queridas fazem parte de qualquer celebração de casamento. Em alguns casos, as honras, públicas ou mais íntimas, também são dadas àqueles que não estão mais presentes fisicamente. Encontrar uma maneira singela de fazer uma homenagem para os que se foram pode ser um desafio, já que a relação de amor deve ser exaltada nesse momento de alegria e não a tristeza da perda. Criar um clima mórbido não é o objetivo em um momento tão festivo como esse, não é verdade?!

A gente separou algumas ideias para te ajudar nessa nobre missão:

  • Use um item especial

Usar um item especial que lembre a pessoa é uma maneira particular de prestar uma linda homenagem à quem nunca vai sair do seu coração e da sua memória. Pode ser uma joia que você ganhou, um adereço que ela/ele gostava de usar, etc.

  • Relicário

A palavra relicário remete a um lugar destinado a guardar ou proteger coisas preciosas e/ou relíquias. As medalhinhas, pingentes ou camaféus que trazem geralmente a imagem de alguém especial já falecido, são exemplos de relicários. Colocar essas peças junto ao bouquet, por exemplo, é uma das formas mais singelas de homenagear alguém durante o casamento.

grey Como homenagear aqueles que já partiram

Foto: via Indulgy

  • Mesa de fotos

Organize uma mesa com porta-retratos com a fotos daqueles que já partiram. Ao olhar as fotografias, os convidados também poderão conhecer um pouco mais do passado e da história dos noivos. Uma sugestão é posicioná-la perto da mesa de recados na festa de casamento.

  • Reserve um lugar

Deixe um lugar reservado com algum elemento especial, simbolizando aquela pessoa que você gostaria que estivesse presente ali, fisicamente, no momento da cerimônia.

  • Balão

Solte balões brancos no fim da cerimônia religiosa para cada pessoa amada que já faleceu.

  • Faça um brinde

Inclua no cerimonial um momento de brinde e faça um pequeno discurso em homenagem à memória do amigo ou parente especial.

Se a perda tiver sido muito recente, prepare-se para emoções ainda mais fortes. Ficar olhando, durante a cerimônia de casamento, para uma cadeira reservada, por exemplo, pode te deixar extremamente sensível. Analise seu estado emocional e converse com seus familiares para saber qual seria a melhor forma de homenagear esses entes queridos.

Uau! O efeito da iluminação no casamento

Mesmo a mais linda decoração pode ser arruinada por uma iluminação feita de forma errada. O contrário também é verdadeiro. Uma iluminação no casamento bem feita dá vida, exuberância e charme a qualquer local mais simples.

As luzes são responsáveis por criar o ambiente perfeito, atuando como uma espécie de ligação entre todos os elementos do evento.  Se seu casamento é à noite, no final da tarde ou durante uma manhã que poderá ficar nublada, a iluminação deve ser pensada com carinho.

grey Uau! O efeito da iluminação no casamento

Foto: via Pinterest

O local da recepção, geralmente, já oferece alguns itens de iluminação padrão, mas se você não está muito feliz com essas opções ou quer adicionar um efeito diferente ao seu casamento, lá vão algumas sugestões encantadoras:

  • Luzes modernas e coloridas

Uma proposta que está em evidência nos casamentos modernos é o uso de luzes coloridas, especialmente em espaços minimalistas ou decorados com cores mais neutras. O esquema de iluminação pode dar ênfase à cor predominante na sua paleta. Olha só como a luz azul esmeralda dá um efeito muito interessante e bonito nessa decoração predominante branca.

Se você gosta de apostar em ideias mais diferentes, colocar um ponto de iluminação em baixo das mesas (do jantar ou dos convidados) pode ser uma alternativa bacana.

grey Uau! O efeito da iluminação no casamento

Foto: via Pinterest

Além disso, dá pra investir nas luzes modernas e coloridas em estações específicas montadas na recepção. O local dos coquetéis e a pista de dança, por exemplo, podem ser iluminados com cores vibrantes e quentes, como laranja, vermelha e roxa

  • Clima vintage

Para ter um efeito vintage glamouroso, um lustre de vidro suspenso é imbatível. Apenas verifique se o local alugado para o vento permite a colocação temporária dessas luminárias. Se o lugar for muito grande, você pode optar por apenas um ambiente com essa iluminação elegante e retrô.

Cortina de luzes, luminárias feitas com recipientes rendados, cordão de bolinhas iluminadas, paineis, etc. são algumas ideias que podem ser feitas para acrescentar mais um toque de iluminação vintage à sua festa. E você mesmo pode fazer alguns elementos, no melhor estilo DIY!

  • Velas e romantismo

Nada é mais romântico que o brilho suave da chama de uma vela, não é?! Não é à toa que o jantar a luz de velas é o queridinho dos enamorados! Muitas noivas escolhem esse tipo de iluminação para o casamento. Além de romântico, é simples, barato e muito singelo.

As velas podem ser usadas como centros de mesa ou como pontinhos de luzes independentes. Também podem ser colocadas em arranjos florais ou em jarros com água para flutuar. Ao usar velas perfumadas, você ainda pode adicionar uma fragrância agradável ao seu local de recepção. Que tal?

  • Iluminação a céu aberto

A iluminação é essencial para um casamento ao ar livre que vai se estender até a noite. Luzes em um espaço aberto podem criar um ambiente encantador, além de delimitar o local, caso ele seja amplo demais. Veja como as “luzes de quermesse” deixam qualquer festa muito mais charmosa.

As luzes de fadas (aquelas pequenas luzes em cordão) podem ser usadas para destacar todas as características particulares do local. Com velas de citronela, você terá a vantagem de manter bem longe os indesejados insetos. Coloque-as em jarros para que o vento não apague as chamas.

Para criar um clima mais dramático, demarque o caminho de entrada da recepção com velas ou tochas.

Conhecendo um pouco mais as possibilidades, você pode compartilhar suas ideias com seu decorador ou sua decoradora e incrementar a iluminação do seu casamento de acordo com seu estilo.