Bolo: qual o melhor pro seu casamento? - Blog AboutLove

Bolo: qual o melhor pro seu casamento?

O bolo de casamento é uma espécie de ícone da festa, tido também como símbolo de prosperidade. A mesa dele é a principal, pra onde se voltam todas as atenções e grande parte dos cliques. Já vi noiva optar por um casamento sem bolo, mas isso é uma exceção à regra. As noivas mais informais geralmente mantém a tradição, mas preferem modelos menores, mais simples ou menos “certinhos” aos mais sofisticados.

  • Bolo de casamento fake

Nos começo dos anos 2000, surgiu a moda dos bolos cenográficos ou bolos fakes. Eles são usados apenas para decorar a mesa. Os mais comuns têm uma estrutura interna feita de isopor e um acabamento elaborado com elementos de confeitaria mesmo, como a pasta italiana. As possibilidades de modelos e tamanhos são infinitas. Algumas noivas colocam a mão na massa e fazem o próprio bolo falso, outras optam por um aluguel em empresas especializadas no ramo. Entre as vantagens do bolo fake estão a economia e a durabilidade.

  • Bolo de casamento verdadeiro

Mas, cá entre nós, é tão bom ver um bolo de encher os olhos e poder de fato saboreá-lo, não é?!  Pode ser meio frustrante para alguns convidados saber que aquela obra de arte está ali apenas para decorar a mesa. Por isso, um bolo verdadeiro é sempre a melhor opção! Ainda segundo os ritos mais antigos, partir um bolo e distribuí-lo entre os convidados significa que todos irão compartilhar da sorte e da felicidade vivenciada pelos noivos. Os confeiteiros famosos também afirmam que é imprescindível ter um bolo verdadeiro em uma festa tão singular como o casamento.

  • Bolo de casamento misto

O que se tem feito bastante atualmente são os bolos mistos: parte de baixo verdadeira e parte de cima cenográfica. Isso também deixa um bolo de vários andares menos frágil. E, de fato, não há necessidade de se ter um monumento enorme totalmente comestível. Muita coisa acaba sendo desperdiçada. Por isso, o bolo misto é recomendado por muitos confeiteiros.

  • Naked cake

Acima de qualquer coisa, você deve procurar um bom profissional para fazer o bolo que você idealizou. Cada profissional tem técnicas e estilo próprios. Não é todo confeiteiro, por exemplo, que trabalha com o famoso naked cake (bolo pelado), bem comum nos casamentos atuais ao ar livre e pela manhã. Esse modelo, obviamente, precisa ser totalmente verdadeiro.

Mas não é só isso: há restrições quanto ao recheio e à massa. Nem todos os ingredientes podem ser usados, caso contrário há o risco do bolo desabar. Além disso, o naked cake precisa ser montado no local, minutos antes da festa começar. Dá um trabalho a mais, mas é de encher os olhos e de dar água na boca, não é?!

Antes de fechar com um cake designer, já tenha em mente o número de convidados do casamento, onde o bolo vai ficar (muito calor ou luz podem fazer certos ingredientes, como chantilly ou butter cream, derreterem) e o estilo da decoração.

No mais, lembre-se de comer um pedaço farto do seu próprio bolo no casamento. Você se arrependerá se não o fizer quando lembrar do seu dia especial e ver as fotos.

 

Leia o post anterior:
convite about love quem convida
Convite: qual texto colocar? Quem convida?

É certo que a etapa de fazer o convite pode desencadear uma série de dúvidas e muitas divergências familiares. Uma...

Fechar