Delícia de festa: como contratar buffet - Blog AboutLove

Delícia de festa: como contratar buffet

Qualquer boa comemoração que se preze sempre envolve uma boa comilança! Quando se trata de uma festa que celebra o início de uma nova família, a comida precisa estar devidamente à altura desse momento tão lindo, não é?! A contratação de um buffet para casamento (não falando apenas espaço em si, mas do catering, o serviço de comida) requer uma atenção , que vai além de uma simples degustação.

Ah, antes de tudo, prepare-se! Essa é uma das coisas que vão “comer” maior parte do seu orçamento. Mas também, é uma dos elementos mais marcantes na experiência dos convidados. Pra você ter uma ideia, ainda hoje desejo uma sobremesa igual a que comi em um dos casamentos que fui. E pode ter certeza que, se algum erro acontecer em relação ao serviço de comida, por menor que seja, ele não passará despercebido e poderá arruinar uma festa deslumbrante! Chato, né?!

Mas para tudo ser deliciosamente memorável, os profissionais da área recomendam que a contratação do buffet seja feita de 6 a 12 meses antes do casamento. Quanto mais cedo você começar a correr atrás disso, mais tempo terá para pesquisar e recuar diante de propostas duvidosas. Um bom empresário do ramo pode sugerir pratos e criar algo que se encaixe no estilo da sua festa. Mantenha a mente aberta às novidades.

Muitos espaços contam com o serviço de buffet e não aceitam a contratação por fora de vários tipos de comida. Busque informações com outras noivas e ex-noivas sobre a qualidade dos alimentos, da agilidade e eficiência na hora de servir e do profissionalismo do contratado, antes mesmo da degustação. Se o lugar for aquele dos seus sonhos, mas o catering tiver algumas péssimas recomendações, não arrisque.

Você ainda pode contratar um buffet móvel ou à domicílio, que levam toda estrutura necessária até a seu evento. Se sua festa for em uma casa de praia ou sítio distante, por exemplo, é importante conversar sobre como será feito o deslocamento dos profissionais, equipamentos e suprimentos e se há alguma taxa a mais por isso. O ideal também é que o responsável pelo buffet visite o local do casamento para fazer um planejamento de como tudo será servido.

Antes de bater o martelo em relação a qualquer tipo de buffet, copie essa listinha com algumas perguntas que devem ser feitas:

  • Quais as restrições para contratação de outros quitutes, bebidas, alimentos por fora? (no caso do buffet ser do próprio espaço do evento)
  • Qual a política de bebidas alcoólica? Vocês disponibilizam gelo para whisky? Preciso contratar garçons a mais para servir certas bebidas? Posso comprar tudo de um fornecedor e usar os seus equipamentos para gelar? (alguns buffets não permitem que a cerveja seja comprada por fora e no pacote cobram bem mais caro por ela. Infelizmente, é uma prática comum.)
  • Quais os tipos de sucos e refrigerantes serão servidos? (é bacana ter pelo menos uma opção de zero/light)
  • Como é servido o jantar? Ponto fixo ou volante? Como será a disposição da mesa? Quantos funcionários vão servir?
  • O que vocês fazem com as sobras de salgados, doces…(a maioria dos buffets embala o que sobrou e entrega para os noivos, mas há outros que não se dão esse trabalho)
  • Quais os valores para contratação de horas extras de serviço (o padrão são 6 horas)?
  • Até quando posso pagar para aumentar o número convidados?

Os detalhes do cardápio principal, entradas e bebidas devem estar bem especificadas no contrato. Já falamos da importância dos contratos aqui no blog da AboutLove. Cada buffet tem o seu documento padrão. Se não gostou de algo, acrescente ou mude a cláusula em questão para ter mais segurança.

Não é difícil escutar depoimentos de noivas que contrataram e degustaram uma coisa e no casamento foram surpreendidas com um cardápio totalmente diferente, de qualidade inferior. Se os acertos entre as partes estiverem em contrato, é mais fácil ingressar com uma ação na justiça.

Mas fique tranquila! Se você tomar todas as precauções que listamos aqui, sua festa de casamento será super recheada de doçura sem nenhum amargor!!!

 

Leia o post anterior:
noiva com tablet em tecnologia nos casamentos
Tire proveito da tecnologia no casamento

Não dá pra fugir da tecnologia, não é mesmo? Hoje em dia, ela está inserida nas atividades mais básicas da...

Fechar