Como será a entrada da noiva? - Blog AboutLove

Como será a entrada da noiva?

A entrada da noiva é o primeiro dos muitos momentos emocionantes do casamento. A música especial, os olhares dos amigos e parentes, a espera do noivo no altar…formam um ambiente que faz o coração de qualquer noiva disparar. Antes de encarar essa hora, é importante decidir como e com quem você irá dar esses passos rumo ao altar.

  • Quem é o acompanhante?

Há um simbolismo muito grande que envolve a entrada da noiva e quem a levará até o altar. O mais comum é a noiva entrar com o pai. É uma forma de honrar o homem que até ali esteve, de certa forma, cuidando e zelando por você. A tradição de entregá-la ao noivo representa o rito de passagem da vida de mulher solteira para a vida de casada que, dali em diante, formará outra família.

Mas, e na ausência do pai ou diante de qualquer outro impedimento, quem deve levar a noiva? Indo mais além: ela, de fato, precisa ser levada por alguém?

Na verdade, essas são decisões muito pessoais. Cada família tem uma história, um jeito de se relacionar. Hoje em dia, as adaptações são necessárias e até incentivadas.

Como o simbolismo da paternidade nesse momento é muito forte, muitas noivas convidam um homem que considera como pai (avó, tio, padrasto) ou que desempenhou um papel especial em determinado momento da vida (irmão, amigo).

Porém, se você não tem uma figura masculina para honrar, não há qualquer necessidade de se prender a protocolos. A entrada da noiva com a mãe é algo que acontece nos casamentos mais modernos. Por ser diferente, esse momento se torna ainda mais marcante. É uma linda e emocionante homenagem a mulher que você tanto ama e admira.

grey Como será a entrada da noiva?

Foto: Tinywater via Wedding Chicks

Há ainda opções de homenagear duas pessoas da família. Entrar com os avós, por exemplo, é uma atitude de delicadeza ímpar! Se você for uma noiva/mãe e os  filhos já forem “grandinhos”, a entrada também pode ser ao lado deles. E por que não caminhar rumo ao noivo com o seu pai e sua mãe?! Isso mostra o forte suporte que ambos te deram na vida. Só atente para a largura do corredor na igreja ou no buffet, afinal serão três pessoas andando lado a lado. O cerimonialista e decorador precisam saber antecipadamente dessa sua decisão para os ajustes necessários.

A noiva ainda pode ser levada por duas pessoas, em trechos diferentes do percurso rumo ao altar. Uma situação comum envolve o pai e o padrasto. Para não deixar nenhum de lado, há a alternativa de entrar com um deles e no meio do caminho ser entregue ao outro. É um ritual tocante e todos compreendem o significado das duas figuras masculinas na história da noiva.

Também não é regra entrar acompanhada. Noivas que entram sozinha mostram independência, segurança e personalidade ao encarar o corredor sem um acompanhante. Nesse caso, a noiva deve segurar o buquê com as duas mãos e seguir firme e linda pelo corredor de olho no seu futuro marido.

grey Como será a entrada da noiva?

Foto: via Wedding Chicks

  • Qual lado você deve ficar?

Mesmo que você não seja muito ligada as etiquetas clássicas de casamento, que geralmente se baseiam em tradições bem antigas, é legal saber que há uma explicação para esse ou aquele posicionamento da noiva em relação ao acompanhante.

Segundo alguns especialistas no assunto, o posicionamento do homem ao lado direito da mulher tem haver com a época de príncipes e princesas. Nesse lado, o cavalheiro sempre tinha sua mão direita livre para sacar a espada e defender a dama.

Aqui há duas correntes: uns falam que o pai (ou outro acompanhante) deve manter a mão direita livre, como todos os outros cavalheiros, e outro pensamento diz que a noiva deve estar em posição diferente das demais mulheres do cortejo, entrando ao lado direito do pai e só depois ficar ao lado do noivo, à esquerda.

Direita, esquerda, isso pode dá um nó na cabeça né?! Mas relaxa, isso não é tão valorizado nos casamentos de hoje e as noivas entram de um lado ou de outro, levando em conta também a praticidade na hora da troca no altar. Sentir-se à vontade é o principal.

Você já decidiu como será sua entrada triunfal? Conta pra gente.

Leia o post anterior:
maquiagem de noiva para o dia, leve e natural
Como ter uma maquiagem de noiva perfeita

Toda noiva planeja estar com uma pele lisinha, macia e perfeitamente maquiada, no dia do casamento, não é mesmo? Uma...

Fechar