Convite: qual texto colocar? Quem convida? - Blog AboutLove

Convite: qual texto colocar? Quem convida?

É certo que a etapa de fazer o convite pode desencadear uma série de dúvidas e muitas divergências familiares. Uma das questões mais polêmicas é o texto falando sobre “quem convida” para o casamento. São os pais ou os noivos que estão convidando?

Bem, atualmente, com os casamentos e as famílias modernas, são várias as possibilidades. Todas corretas de acordo com os especialistas em etiqueta. Porém, vamos mais além aqui: quem disse que precisa ter o texto padrão de alguém convidando, né?! Hoje, cada um pode criar um jeito original de dizer: “venha comemorar nossa união com a gente”. Dá só uma olhada nesses modelos de convite bem despojados!

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Gosta do estilo lousa? Veja mais detalhes desse convite aqui!

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Adquira o convite “Me beija” na nossa loja online!

Gostamos da ideia de “imprimir” a história, o estilo e a vontade do casal nos convites da AboutLove ao invés de ver apenas certos protocolos e regras de etiqueta sendo seguidos às cegas. Os tempos mudaram, o contexto financeiro e social dos noivos também. As convenções tradicionais não ditam mais as regras da lista de convidados, composta basicamente por parentes e amigos de círculos próximos ao casal. Com certeza, essas pessoas queridas vão adorar receber um convite que represente, de fato, a personalidade dos noivos, independentemente de estar de acordo com o que é tido como certo ou errado.

O bonito mesmo é encontrar uma maneira de convidar que combine com você e seu casamento. E ah, uma franca conversa com as famílias (principalmente aquelas que ainda são muito ligadas à tradição) pode evitar dores de cabeça e mal entendidos em relação ao convites.

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

“Convite Margarida” para noivas românticas e delicadas. Compre aqui!

Se você optar pelo texto mais padrão, aqui vão algumas dicas:

  • Pais convidam

Antigamente, quem fazia e pagava a festa era a família dos noivos. Por isso, a tradição de ter os nomes dos pais e das mães convidando para a união dos filhos. Isso ainda é mantido em alguns convites atuais, principalmente nos casamentos mais clássicos. Mas, hoje, diferentemente do que acontecia no passado, o casal deve optar por esse modelo de texto por uma questão de gosto pessoal e não por conta de responsabilidades financeiras em relação à festa. O convite não deve expressar quem está bancando o evento. Esse não é o propósito, né?!

Nesse caso, o texto padrão segue basicamente a estrutura desse convite:

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Convide com elegância. Adquira esse modelo na nossa loja online!

  • Noivos Convidam
grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Modelo que combina com seu casamento rústico. Veja aqui!

Os noivos atualmente são casais independentes, modernos e querem ser o protagonistas na hora de convidar os amigos e parentes. O nome dos pais podem ser excluídos (certifique-se que isso não é tão importante para eles), estar implícitos ou aparecer depois de expressões como “Juntamente com seus pais”, “e seus pais”, “com as bençãos dos seus pais”. Veja alguns exemplos:

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Vai casar de dia? Confira os detalhes desse convite na nossa loja.

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

O Bela Manhã conquista o coração das noivas mais românticas. Adquira esse convite na nossa loja online.

É válido ressaltar que incluir o nome dos pais é uma das formas de demonstrar amor e carinho por eles nesse momento especial.

  • Outros casos

Há casos em que os noivos possuem “pai ou mãe de coração” (padrasto, madrasta, tio, avó) e querem que o nome dele ou dela apareça também no convite, além dos nomes dos pais biológicos. Uma forma usual é colocá-lo logo abaixo dos outros citados. No caso da madrasta da noiva, por exemplo, o texto padrão poderia ficar assim:

Nome dos pais da noiva  & Nome dos pais da noivo

Nome da madrasta da noiva (por exemplo)

…convidam para a cerimônia de casamento de seus filhos

Nome da Noiva & Nome do Noivo

Outra opção é usar o “juntamente com” para homenagear essa terceira pessoa.

Quando um dos familiares é falecido, pode-se colocar ao lado do nome a expressão in memoriam (do latim “em lembrança de”). Em convites mais despojados, também são usados termos como “sempre presente”, “em nossos corações”, “em memória” ou simplesmente um desenho de coração (♥), sempre ao lado do nome de quem já partiu.

grey Convite: qual texto colocar? Quem convida?

Flor de Lis para combinar com a delicadeza do seu casamento. Compre aqui!

Independentemente de qualquer coisa, sempre tenha em mente: o texto do convite precisa vir do coração. Coloque os nomes e as expressões que fazem sentido pro seu contexto e seja muito mais feliz e coerente!