Escolher, convidar e mimar os padrinhos de casamento - Blog AboutLove

Escolher, convidar e mimar os padrinhos de casamento

Casar é uma benção, um privilégio! Como nos lembra a letra de Vanessa da Mata:

Neste mundo de tantos anos. Entre tantos outros. Que sorte a nossa, hein? Entre tantas paixões. Esse encontro. Nós dois. Esse amor…” 

É bem verdade, também, que o amor não é uma construção que envolve apenas os dois pombinhos. Alguém deu uma força. Foi o cupido. Ajudou a contornar problemas de relacionamento. Chorou e sorriu junto com o casal. Essas pessoas são honradas com o título de padrinho/madrinha de casamento!

Infelizmente, hoje em dia pode haver um certo equívoco em relação a esses convidados ilustres. O “bolso” deles não deve ter nada a ver com o convite especial que lhes é feito. O pedido de apadrinhamento vem do coração, da conexão de almas. Se eles podem dar presente e se vai ser algo de muito valor ou não, não deve fazer a menor diferença. O que faz diferença sim é a presença deles, não só na benção religiosa, mas no dia a dia da desafiante vida a dois que se inicia.

Por falar nisso, certa vez, vi na internet comentários sobre o desabafo de uma noiva que reclamava de um presente de um casal de padrinhos. Ela afirmava ser um absurdo receber uma quantia de “apenas” 500 reais dos convidados em questão. Obviamente, atitudes como essa vão na direção oposta do propósito original de um casamento e nem merecem mais comentários, né?!

  • Formação dos pares

Os padrinhos de casamento podem ser casais (casados ou que moram juntos), parentes e amigos solteiros que irão formar par com outros solteiros.

Mas aí vem a dúvida: “e se o meu amigo tiver uma namorada recente e eu quiser convidar apenas ele para entrar no cortejo?”

Bem, aí deve entrar em cena o bom senso. Tenha uma conversa franca. Pergunte ao seu amigo se a situação causa algum constrangimento e se ele se importa em entrar na igreja com outra pessoa. Caso note que a conversa está dando muito pano pra manga, deixe-o bem à vontade para recusar o convite. Afinal, não é legal pra você ter uma figurante lá no altar no seu dia memorável, né?!

O que os especialistas recomendam é nunca separar casais casados, noivos ou os que namoram há muito tempo. Segundo os assessores, é deselegante e certamente vai gerar um super mal estar.

  • Quantidade de padrinhos de casamento

Casamentos em que o cortejo é infinitamente grande, já viu? Então. Não há regras em relação a quantidade de padrinhos, mas é sempre bom não exagerar.

Convidar padrinhos demais, 1) banaliza o convite de honra, 2) prolonga muito a cerimônia, 3) o altar pode ficar visualmente poluído.

Se sua igreja é pequena, enxugue ao máximo a lista de padrinhos. Há paróquias católicas que impõem as próprias regras em relação ao número máximo de pessoas dispostas no altar. Três casais para cada noivo é considerado um número bom, segundo os assessores de casamento.

  • Os convites

Convidados de honra merecem convites diferenciados, certo? Que tal surpreendê-los com um desses da AboutLove?

grey Escolher, convidar e mimar os padrinhos de casamento

Amou? Adquira esses convites aqui na nossa loja virtual

grey Escolher, convidar e mimar os padrinhos de casamento

Um convite mais do que especial para seus padrinhos. Confira aqui!

grey Escolher, convidar e mimar os padrinhos de casamento

Delicadeza em tudo! Compre nossa loja virtual.

O verso vai em branco para que você possa escrever uma mensagem à mão e incrementar o toque de carinho e atenção a eles.

A maneira que você irá convidá-los fica a seu critério. Um jantar, uma festinha, um encontro informal. Não precisa de muita pompa, não. O interessante é entregar os convites aos padrinhos de casamento no mínimo três meses antes da celebração, para que ninguém programe uma viagem internacional (sempre planejada com bastante antecedência), por exemplo.

Os convites também já podem vir com alguma lembrancinha especial. Mas se você preferir, pode reservar esse presente para ser entregue apenas no dia do casamento.

grey Escolher, convidar e mimar os padrinhos de casamento

Foto: via Gentle Mint

Para os homens, caixas com bebidas, meias e gravatas são os mimos mais comuns. Se quiser inovar, olha que legal essas miniaturas!

grey Escolher, convidar e mimar os padrinhos de casamento

Foto: via Wedding Dejavu

Entre as mulheres, joias, cosméticos e bolsas fazem sucesso.

grey Escolher, convidar e mimar os padrinhos de casamento

Foto: via Beyond Beyond

grey Escolher, convidar e mimar os padrinhos de casamento

Foto: via Wedding Chicks

Agora, não se apegue a essas lembrancinhas especiais. Não é algo mandatório. O maior presente, na verdade, os padrinhos já receberam: um lugar de honra no coração de vocês.

 

Leia o post anterior:
noiva com um caderno de check list pra preparativos do casamento
Sou noiva e agora? Saiba por onde começar!

Ele finalmente fez o pedido! Colocou a aliança no seu dedo e te tornou a mulher mais feliz do mundo!!!...

Fechar