Prepare-se para o casamento civil - Blog AboutLove

Prepare-se para o casamento civil

Os trâmites para casar no papel, direitinho como manda a lei, podem surpreender muitos pombinhos ansiosos! Todo o processo leva, em média, dois meses! E você sabia que o seu nome e o do noivo podem ser publicados em um jornal local, nos chamados editais de casamento? Exatamente. Isso ainda acontece no Brasil.

Se você analisar bem, o casamento civil é parte mais importante dos preparativos de qualquer casamento, né?! A assinatura do ‘papel’ é o que vale de fato na lei.

Para garantir um casamento civil na data planejada, comece a se organizar 90 dias antes. Pesquise quais os cartórios mais próximos e certifique-se que eles fazem casamentos (há cartórios especializados para diferentes propósitos). Ligue e confirme o serviço, taxas (que variam de 200 a 400 reais, dependendo do estabelecimento e estado) e prazos.

Alguns juízes de paz ganham um certa fama por celebrarem de forma muito emocionante e diferente os casamentos civis. Mas não é regra, principalmente nos cartórios! A cerimônia é rápida (dez minutinhos e pronto), com uma leitura do texto padrão e assinaturas.

  • Documentação

Prepare sua pasta do casamento civil. Organize nela os seguintes documentos (originais e cópia autenticada)

- Certidões de nascimento (em caso de divorciados ou viúvos, levar a certidão de casamento com a adição do divórcio ou com a anotação de óbito do cônjuge).

- RGs

- Comprovantes de endereço na cidade onde será realizado o casamento.

grey Prepare se para o casamento civil

Foto: Elle Jae

  • Início do processo

Com a documentação em mãos, vá ao cartório com seu noivo e mais duas testemunhas (alguns cartórios não aceitam familiares do casal). É nesse momento que vocês escolhem o regime de bens (comunhão parcial, universal ou separação de bens) e qual o nome vão adotar depois de casados (as regras para suprimir e ou incluir sobrenomes variam de acordo com o cartório).

Se um dos noivos não pode comparecer no cartório para dar entrada no casamento civil, não precisa entrar em pânico! Há a possibilidade de se adquirir uma procuração particular. Esse documento autoriza outra pessoa a assinar os papéis no lugar dele/dela para o início do processo.

  • Proclamas

Lembra que falamos, no início do texto, sobre a publicação do seu nome no jornal?! Então! Esse procedimento é uma espécie de publicidade do casamento. A intenção dos noivos se torna pública a todos da cidade através da imprensa, diário oficial e mural do cartório.

Qual o objetivo disso? Sabe aquela frase da cerimônia religiosa “se alguém é contra essa união, manifeste-se agora ou cale-se para sempre”?! No casamento civil isso é representado por essa fase de divulgação dos proclamas. Se depois de 15 dias, ninguém apresentar impedimentos, a data do casamento pode ser marcada. Você terá 90 dias para escolher a data da cerimônia. Atenção: se esse prazo for perdido, o processo terá que se feito novamente do zero! Anote isso bem direitinho.

  • A cerimônia

A celebração no civil pode acontecer no cartório ou em outro lugar, juntamente  com a cerimônia religiosa ou não. O casal que quiser se casar fora do cartório terá que ver a disponibilidade do juiz para o dia da festa e ainda precisará arcar com os custos do deslocamento dele.

Duas testemunhas, de cada família, devem estar presentes. Mas nada impede de você chamar outros amigos e parentes especiais para presenciar a celebração, além de um bom fotógrafo.

Uma dica: confira várias vezes a digitação dos nomes na certidão de casamento que receberá logo após a cerimônia. Na correria dos cartórios, erros são comuns. Fazer qualquer alteração depois vai dar uma dorzinha de cabeça! Experiência própria, hein…

 

Leia o post anterior:
noiva acompanhada das bridesmaids com vestidos azul tiffany
Sonho azul tiffany

Azul tiffany! O próprio nome da cor já passa a ideia de sofisticação. A tonalidade, que nos lembra a elegância...

Fechar