Prepare seus votos de casamento - Blog AboutLove

Prepare seus votos de casamento

Você já teve ter ido a alguns casamentos e ter usado, pra valer, as “lágrimas de alegria” durante os votos pessoais dos noivos no altar. É um momento pra lá de emocionante, não é verdade?

Hoje em dia, os casais tem usado, cada vez mais, a criatividade para escrever os votos de casamento. Incorporam frases de filmes, poemas e outras referências artísticas que têm tudo a ver com a história dos dois. Também já vi noivos mais descolados fazerem graça sobre a futura vida de casados e arrancarem gargalhadas gostosas dos convidados durante a cerimônia. E é tão bacana quando é algo pessoal, sem muitos clichês e do coração, não é?!

Poucos são aqueles que fazem de improviso. E quer um conselho? Não arrisque fazê-lo sem uma colinha. No momento dos votos, você não sabe qual será seu nível de nervosismo. E se der um branco e tudo que planejou falar não sair? Por isso, escreva antes. Pode ser em um papel ou no próprio celular. Se optar pela tecnologia, mande uma cópia por mensagem para alguém da festa, caso a bateria do aparelho resolva acabar bem na hora da troca de alianças.

Você já pensou sobre o assunto, mas ainda não parou para escrever calmamente os votos de casamento? É bom não deixar pra última hora. Quando mais perto do casamento, mais apavorada você estará e menos concentração terá para escrever algo realmente especial. Para ajudar nas ideias, comece com uma espécie de brainstorm do amor:

  • Relembre o início de todo romance. Como se conheceram, o que te chamou mais atenção, o primeiro olhar, o primeiro beijo, o início do namoro. Enquanto medita na história de amor de vocês, expresse com palavras os sentimentos e as sensações que vêm à tona.
  • Do que vocês costumam rir? O que gostam de fazer juntos? Qual viagem ou passeio foi mais marcante? Vá colocando tudo na ponta do lápis.
  • Sabe aquilo que te encanta na personalidade do outro? Ressalte essa qualidade e o que você já aprendeu com seu parceiro durante a relação.
  • Pense em uma música, filme, peça que foi especial pro casal. Por que isso tem a ver com vocês? Quais as frases marcantes que podem ser adaptadas aos votos?
  • O futuro de vocês, como imagina? Viagens, filhos, netos, bodas de ouro…Reafirme o seu desejo de ter um companheiro pra vida inteira, da decisão independentemente das circunstâncias e do forte compromisso firmado.
  • Pense nas diferenças de vocês de forma descontraída e engraçada. Na hora de escrever, use isso para fazer algumas promessas do dia a dia (ex: prometo não torcer pro time rival na sua frente) que dê um toque de leveza ao momento tão sério.

Não importa se os votos de casamento serão melosos, delicados ou engraçados. O importante é que eles venham da alma e realmente representem o sentimento verdadeiro dos noivos. As palavras não precisam ser rebuscadas e difíceis, não! Tente ser original e simples, lançando mão daquele jeitinho que você sabe: irá tocar de forma especial o coração do outro.

Leia o post anterior:
festa de noivado com noivos e confetes coloridos
Festa de noivado: o que fazer?

Uma ótima maneira de começar a maratona de celebrações que envolvem o casamento é reunindo as duas famílias em uma...

Fechar