Quando o assunto é lista de presentes para casamento, a polêmica está formada. Muitas vezes, o que já se tornou uma prática comum e aceitável no universo de casamento é duramente condenado por alguns especialistas do ramo.

O tal do cartãozinho da loja, com a lista de presentes, anexado ao convite é um bom exemplo disso. De acordo com as regras de etiqueta, entregar um convite de casamento com esse pequeno ‘lembrete’ do presente não é nada legal. A blogueira referência em festas de casamento, Fernanda Floret, do Vestida de Noiva afirma e reafirma: isso é super deselegante.
De fato, ao entregar esse cartãozinho você pode deixar a impressão de que as pessoas precisam pagar com um presente o convite que receberam. Os especialistas alegam que os convidados podem pensar: “afinal, é um convite ou um ingresso?”
O que fazer então? A recomendação é colocar a lista acessível em um site ou blog do casal e deixar as informações das lojas escolhidas (sempre dê mais de uma opção) com a cerimonialista, padrinhos, pais e irmãos. A expectativa é de que os presentes cheguem de uma forma ou de outra, já que quem quer presentear de coração mesmo vai ligar e se informar.

Agora, cá entre nós, isso dificulta um pouco mais as coisas, né?! Atire o primeiro convite quem nunca recebeu uma tag dessas e achou uma ótima ‘mão na roda’? Muitos acham até simpático esse gesto, que pode ser encarado como uma ajudinha. Os especialistas ressaltam que os convidados não são obrigados a dar o que está na lista. Ela serve apenas como sugestão!

Aí fica a pergunta: nesse corre-corre da vida moderna, é realmente feio priorizar a praticidade em detrimento das normas de etiqueta?
A resposta é muito subjetiva. Depende do quão confortável você vai se sentir ao fazer isso ou aquilo. A noiva também, mais do que ninguém, tem uma noção bem clara de como são seus convidados e a forma que vão encarar o recebimento de um cartãozinho de loja.
Outra dúvida comum é quanto a presentes em dinheiro. Pode ou não pedir? A etiqueta diz que não. É indelicado e as pessoas podem não ter aquela quantia disponível antes da data da festa de casamento. Já ouvi depoimentos de convidados que receberam cotas de presentes em dinheiro pré-determinadas no convite, que começavam em 300 reais. Nem precisa dizer que isso vai muito além da falta de bom senso, né?!

De acordo com algumas assessorias de casamento, você pode até pedir informalmente o dinheiro para os parentes e amigos mais chegados. Só os mais chegados, hein!
Outra alternativa é fazer um site de casamento dos noivos, no qual os convidados podem comprar presentes virtuais. O valor de cada item comprado é depositado em uma conta bancária escolhida. Uma opção que não deixa ninguém constrangido e depois você pode usar o dinheiro como bem quiser!
Em meio a um tema tão delicado, tenha em mente que o ato de presentear deve ser livre e espontâneo. Não eleve as expectativas ou faça planos com itens que ainda não ganhou. Os amigos que se importam com você encontrarão uma maneira de te ajudar nesse início de vida a dois, seja com presente, dinheiro, ou simplesmente amor! Porque seu casamento deve ser all AboutLove.